domingo, 6 de março de 2011

Pesquisa Operacional

Ano Letivo 2011
1º Semestre, Sistemas de informação

Docente

* Francisco Márcio Barboza
Sala 5, CCET /UFAC
Telefone: (068) 3901 2599
Horário de Atendimento: terças (14h00-19h00)

Horário de Aulas

* Aulas: Terças (7h30-9h10) e quintas (7h30-9h10)na Sala 4-(Bloco da Matemática)

Programa
Introdução à Pesquisa Operacional. Modelagem de problemas e classificação de modelos matemáticos. Programação Linear. Método Simplex. Dualidade. Análise de sensibilidade.
Modelos de transporte e alocação. Uso de pacotes computacionais

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

01 Introdução à Programação Linear. Editora Campus, 3ª ed., 1988 Bregalda, P.F., Oliveira, A.F. e Bornstein, C.T.

02 Otimização Combinatória e Programação Linear: Modelos e Algoritmos. Editora Campus, 2005. Goldbarg, M.C. e Luna, H.P.L

03 Linear Programming and Network Flows. Ed. John Wiley & Sons, 2ª ed, New York, 1990. Bazaraa, M.S., Jarvis, J.J. and
Sherali, H.D.

04 Pesquisa Operacional: curso introdutório. Editora Atlas, 1991. Ehrlich, P.J.

05 Introdução à Pesquisa Operacional: Métodos e modelos para a análise de decisão. Editora LTC, 2004. Andrade, E.L.

06 Pesquisa Operacional: Uma Abordagem Básica. Editora Atlas, 1989. Shamblin, J.E. and Stevens Jr.,G.T.

07 Principles of Operations Research with applications to Managerial Decisions. Ed. Prentice- Hall, 2ª ed., 1975. Wagner, H.M.

08 Operations Research. Holden-Day Inc., 2ª ed.,1974. Hillier, F.S. and Lieberman, G.J.

09 Linear Programming and extensions. Ed. Princeton University Press, 1963. Dantzig, G.B.

10 Linear Programming. Ed. W.H. Freeman and Company, New York, 1983. Chvátal, V.

11 Pesquisa Operacional. Editora LTC, Rio de Janeiro, 1977. Ackoff, R.L. e Sasieni, M.W.


Objetivos:
Ao final do curso é esperado que o aluno:
- Saiba reconhecer e modelar problemas de programação linear;
- Tenha conhecimento do princípio de funcionamento do Método SIMPLEX;
- Seja capaz de resolver os modelos lineares através do Método SIMPLEX e interpretar a solução obtida.
- Saiba fazer análise de sensibilidade sobre a solução de um modelo de programação linear.
- Tenha experiência com a utilização de pacotes de programação linear.

Metodologia de Ensino:
Aulas teóricas. Aulas expositivas sobre o conteúdo.
Aulas práticas. Resolução de exercícios para assimilar os conceitos teóricos. Aulas de laboratório com forte ênfase no ensino de pacotes de otimização.

Recursos Utilizados:
Laboratório de computação, no qual estarão disponíveis pacotes de programação linear, tais como LINDO, LINGO, XPRESS/MP, Solver do Excel, What’s Best, em suas versões educacionais ou de estudante.
Listas de exercícios de modelamento e resolução de problemas de programação linear.
Avaliação

A avaliação será composta de 70% prova + 30% Trabalho / Atividades

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